Article

O Mês de Sensibilização para o Cancro Pediátrico Une

Histórias de Força, Resiliência e Apoio 
 
Todos os anos, cerca de 400.000 crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 0 e os 19 anos, são diagnosticados com cancro. Os tipos mais prevalentes de cancro infantil incluem leucemias, cancros cerebrais, linfomas e tumores sólidos, como o neuroblastoma e os tumores de Wilms. [1, 2]  
É por isso que todos os anos, em setembro, durante o Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, reconhecemos a coragem, resiliência e o otimismo das crianças afetadas e o apoio dos seus entes queridos.  
Em vez de frequentarem a escola e de terem uma infância despreocupada, estes jovens doentes de cancro enfrentam uma batalha extenuante nos hospitais. Um diagnóstico de cancro representa um fardo muito pesado para eles, para as suas famílias, amigos e comunidade. Os prestadores de cuidados debatem-se com decisões médicas complexas e dificuldades financeiras, enquanto tentam manter viva a esperança e criar momentos de alegria. 
 
A nossa missão no Outdoor Against Cancer 
No Outdoor Against Cancer estamos alinhados com os objetivos do Mês de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, dedicados a promover um estilo de vida saudável para os jovens sobreviventes de cancro:  
1. Atividade física e desportos ao ar livre: Incentivar os jovens sobreviventes de cancro e outros a manterem-se ativos e a praticarem desporto ao ar livre, promovendo a saúde física e o bem-estar; 
2. Nutrição equilibrada: Promover uma dieta equilibrada para apoiar a saúde geral e a recuperação; 
3. Sustentabilidade e natureza: Salientar a importância da sustentabilidade e da ligação à natureza para o bem-estar mental e emocional; 
4. Bem-estar físico e mental: Dar prioridade ao bem-estar físico e mental para ajudar os jovens sobreviventes de cancro a prosperar. 
 
No trailer do nosso projeto, lançado juntamente com este artigo, estes quatro pilares “brilham” através de quatro histórias notáveis de jovens sobreviventes de cancro. A sua força e resiliência ilustram o impacto positivo de adotar um estilo de vida saudável, mesmo na adversidade. 

Além disso, um grupo diversificado de colaboradores e apoiantes uniu-se para partilhar estas histórias inspiradoras neste Mês de Sensibilização para o Cancro Pediátrico. A sua colaboração sublinha a importância dos esforços coletivos para aumentar a sensibilização e apoiar os jovens que lutam e sobrevivem ao cancro.  
   
Como pode fazer a diferença? 
Junte-se a nós no apoio aos jovens sobreviventes de cancro. Partilhe o nosso trailer, espalhe a mensagem de esperança nas redes sociais e aumente a sensibilização. Juntos, podemos ter um impacto duradouro na vida dos jovens sobreviventes de cancro e suas famílias.  

Autora: Nicole Stiegeler, OAC  
©Outdoor Against Cancer   

Referências:  
1. Steliarova-Foucher E, Colombet M, Ries LAG, et al. International incidence of childhood cancer, 2001-10: a population-based registry study. Lancet Oncol. 2017;18(6):719-731.  
2. World Health Organization. (‎2021)‎. CureAll framework: WHO global initiative for childhood cancer: increasing access, advancing quality, saving lives. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/347370